quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A história se repete. Foi assim com a chegada da imprensa, trazida sem qualquer planejamento pela família real portuguesa em fuga das tropas francesas. Foi assim a instalação da TV, quando o velho Chatô, dono de quase tudo na área de comunicação nos anos 50 no Brasil, decidiu e foi decidido e o Brasil, que não tinha educação, não tinha saúde, não tinha sequer uma identidade, já tinha televisão. E agora, ninguém procurou saber de forma científica, aprofundada, qual seria o papel da televisão pública brasileira antes de decidir lançar o mega projeto.

No Brasil, não acreditamos muito em pesquisas. Preferimos acreditar na intuição, no instinto de nossos líderes políticos para lançar grandes projetos. Principalmente, na área de comunicação.

Televisão pública de verdade não se constrói de uma hora para outra. Faz parte de um projeto maior de educação, cidadania e participação da sociedade. Antes de tudo, deveríamos consultar os principais interessados, os telespectadores brasileiros: será que eles realmente sabem o que é, querem ou precisam de uma televisão pública?


Diego Nogueira - Mídia Eletrônica 2008/2

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Jornal Hora lança novo site na internet

A partir desta quarta-feira, às 7h, o jornal Hora de Santa Catarina estreia um site na internet. Ele está disponível no endereço www.horasc.com.br, onde você pode acessar notícias atualizadas durante o dia inteiro.



A companhia vai aumentar

— A Hora continuará sendo o jornal da gente. O site só aumentará a companhia que o jornal já faz na vida das pessoas. As notícias serão publicadas em tempo real. O site também será uma ferramenta de aproximação com o público. Espaço para isso é o que não falta na internet — diz o editor-chefe da Hora, Guarany Pacheco.

Vídeos

O novo site proporcionou a publicação de vídeos. A seção Seu Problema é Nosso, tradicional no jornal impresso, terá as reportagens diárias exibida em vídeos. Isso permite mostrar com imagens em movimento o problema a ser resolvido. Também é aqui que serão publicados os vídeos enviados pelos leitores. Um exemplo são as imagens que você fez nojogo da sua turma de futebol. Participe! É de graça!

Blogs

A central de blogs terá endereços para vários temas:esporte amador, horóscopo, cultura popular e samba, espiritualidade, relacionamentos amorosos,piadas, baladas, culinária e novelas, entre outros. O site também terá previsão do tempo, indicadores econômicos, programação de TV e novelas, enfim, notícias sobre todos os temas de interesse da população: esportes, polícia, variedades, celebridades e assuntos gerais.

Empregos

Como a internet tem espaço ilimitado, as vagas de emprego serão publicadas diariamente em grande número.

Quem sabe a sua oportunidade de trabalho não está ali? As vagas estarão no Blog do Dr. Trabalho, que continuará dando dicas preciosas para os profissionais terem sucesso no mercado.

Diversão

Que tal uma festa? O site oferece a programação diária de eventos festivos, culturais, de lazer e bailes. Eles serão classificados por preço, para facilitar a a escolha da festa de acordo com a condição financeira de cada um.

Karen Jenisch

A feira do livro de Frankfurt, na Alemanha, apresentou na terça-feira (5) um livro de dois metros de altura por três metros de largura, que seria o maior do mundo. A obra de 128 páginas foi editada pelo australiano Gordon Cheers. A 62 ª edição da feira começou nesta quarta-feira.


Obra tem dois metros de altura por três metros de largura. (Foto: Johannes Eisele/AFP)
KarenJenisch

Google Street View é lançado no Brasil

As primeiras imagens do Google Street View no Brasil foram ao ar no dia 30 de setembro, com fotos ao nível da rua das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo, um total de 51 cidades.


Os trinta carros Fiat Stilo que desde julho de 2009 estão encarregados de fotografar as ruas do país percorreram mais de 150 mil quilômetros para fazer esse primeiro mapeamento em território nacional.


O serviço está sendo liberado aos poucos e é possível que alguns usuários ainda não tenham acesso ao Street View e alguns comportamentos estranhos, como imagens em baixa resolução e ruas sumindo, aconteçam, até que se conclua a estabilização dos servidores.


Para promover o lançamento do serviço o Google também lançou o site Explore o Street View, com dicas de como utilizá-lo e fotos de destaque.

O Google continua mapeando novas cidades, principalmente capitais e regiões metropolitanas. Enquanto os carros da empresa continuam percorrendo o Brasil, aposto que todo mundo está procurando a própria casa no Google Maps.


Vocês podem conferir também algumas capturas inusitadas no site de humor PorraGoogleStreetView


Eduardo Rios @trollfloripa

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tudo parte da Comunicação em massa

Foi com Robert Ezra Park, autor da tese “Mass Communication Research” que se iniciou um estudo sobre a comunicação em massa. Visando a sociedade como foco de observação para a analise dessa teoria: “A cidade como laboratório social”.

Começa, então, uma interrogação sobre a natureza da informação, o profissionalismo do jornalismo e a diferença entre ele e a propaganda social.

“Esse universo simbólico da sociedade é, via de regra, influenciado pela mídia. Quanto maior o tempo de exposição a mídia, maior a influencia da definição do consumo.”

Diante das informações que circulam e atingem as massas, a mídia e a propaganda tornam-se ícones da “verdade”, ou seja, aquele que diz o que todos acreditam.



Diego Nogueira - Mídia Eletrônica 2008/2

Produção colaborativa

"Duas cabeças pensam melhor que uma". Este velho ditado está, hoje mais do que nunca, totalmente presente em nossas vidas.

Isso, porque a produção coletiva está alcançando um patamar que não tinha há anos.

A troca de informações, conhecimentos, experiências, vivências, etc, nunca foi tão usada. E a tendência é aumentar cada vez mais. O que antes demoraria anos para se concretizar, hoje em dia, através da internet, demora semanas, dias, horas e até segundos.

Fator que transforma o uso da produção coletiva em um marco na história mundial.


Diego Nogueira - Mídia Eletrônica 2008/2

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Acesso móvel à internet cresce 2,8%

Segundo o relatório NetMarketShare divulgado nesta sexta-feira, o número de acessos à internet por dispositíveis móveis cresceu 2,81% em setembro deste ano.
Em janeiro de 2009 os computadores contavam com acessos de 99,29%, já em setembro caiu para 96,97%, graças aos smartphones, celulares e tablets.
A pesquisa foi feita com base nos dados de 160 milhões de acessos mensais dos parceiros da empresa de consultoria.

Priscila Rodrigues