quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O marketing nos postos de combustíveis

Desde que o serviço de lavagem de veículos nos postos de combustíveis foi criado, ele funciona como uma ferramenta a serviço do marketing. Em sua maioria, não visam lucro ao oferecer o produto, mas sim, atrair consumidores para abastecer ou comprar.

Por isso, a decisão por cobrar a lavagem, ou não, deve ser estudada.

Vejamos na prática:

Ontem, fui até o posto Ipiranga do Córrego Grande para abastecer e acabei participando de uma promoção bem simples: “Abasteça R$ 50,00 e ganhe uma lavagem.

Porém, por trás deste “brinde” encontrei uma gama enorme de opcionais, que iam da lavagem com polimento, até a lavagem completa. Tudo isso, claro, com um valor X opcional.


Com mais R$ 4,00 a lavagem “brinde” teve limpeza interna

Com mais R$ 4,00 a lavagem “brinde” teve limpeza interna

Além disso, enquanto o meu carro ganhava um trato, aproveitei para consumir algumas guloseimas na conveniência.

Resultado:

Paguei R$ 50,00 para “ganhar” uma lavagem e acabei “depositando” mais R$ 15,00 com a conveniência e alguns serviços extras.

Fantástico!

Nota 10 para o departamento de marketing que foi importantíssimo para o acréscimo das vendas do posto de combustível, que é o foco principal de qualquer negócio.


Diego Nogueira - Mídia Eletrônica 2008/2