terça-feira, 7 de setembro de 2010

Resumo: Anjos Interativos

A palavra interatividade é importantíssima para o universo digital. As redes sociais interativas são compreendidas como uma forma de interação técnica, bem diferente da analógica das mídias tradicionais.
A nossa interação com o mundo é de fato interativa, onde várias ações se correspondem com outras. A interatividade também é uma relação dialógica entre o homem e a máquina, como exemplo podemos citar os automóveis: O fluxo dos carros depende de uma interação, o motorista faz parte de um processo duplamente interativo que é conhecido como analógico-eletro-mecânico. A interação com os motoristas é considerada apenas interação social, e com o envolvimento da ação dos torna-se técnica e social ao mesmo tempo.
Existe a participação telemática, onde a interação ocorre no conteúdo, através de telefone, faz e e-mails.
A chegada da TV interativa cria a participação de forma democrática, passamos a ser mais “donos” da televisão d que nunca. A imprensa também foi modificada, os blogs tornam o poder mais acessível para a liberdade de idéias, permitindo uma comunicação individualizada, personalizada e em tempo real.
Os níveis da interatividade são divididos em: Analógico-mecânica, eletrônica-digital e interação.
A interatividade digital é um diálogo entre homem e máquina através das interfaces gráficas e em tempo real. A tecnologia digital possibilita a interação com o conteúdo. A interação do homem e máquina está em constante evolução, tornando-se cada vez mais rápida e confortável.
A era digital, progride para uma superação física do homem entre os agentes computadores e para uma interação maior do usuário com o conteúdo.
Tati Nimet